Sugestões de Leitura:

      Para o 3º CEB:                Para o Ensino Secundário:

 
Sinopses:

«Os livros que devoraram o meu pai» 

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.
«Ernestina»
 
"Ernestina" é mais do que um romance autobiográfico ou um volume de memórias de famílias ficcionadas. É um fresco de Trás-os-Montes, dos anos 1930 aos anos 1950, um romance que transcende o relato regionalista e que transpôs fronteiras, transformando-se num fenómeno editorial na Holanda.
"Ernestina" é também o nome da mãe do autor e da intrépida protagonista deste livro. Sobre ela José Rentes de Carvalho disse: «Mãe de um só filho, a sua vida, que foi de tristeza, amargura e terrível solidão, dava um livro. Escrevi-lho eu. E a sua morte quebra o último elo carnal que me ligava à terra onde nasci. Felizmente são ainda muitos os laços que a ela me prendem.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

150 anos de «Amor de Perdição» e «Memórias do Cárcere»

Três personalidades singulares das letras portuguesas: António Gedeão, Eça de Queirós e José Saramago, o primeiro prémio Nobel da literatura portuguesa.

Concurso ‘Os Campeões da Leitura’