Espectáculo Pedagógico "A Poesia Não É Tão Rara Como Parece..."

Transformar a ideia pré-concebida
de que a Poesia é algo de aborrecido
em algo que, afinal, pode ser bastante divertido
porque… 
“A Poesia não é tão rara como parece…”


No âmbito da Semana da Leitura 2011 da E.S.O.H., a Biblioteca Escolar Dr. Vasco de Campos, na pessoa da Professora Bibliotecária, dinamizou a actividade teatral “A Poesia Não É Tão Rara Como Parece”, apresentada pela Companhia Profissional Teatro Educa, que rumou a Oliveira do Hospital para o efeito.
Assim, no dia 25 de Março de 2011, pelas 15h30m, alunos das turmas 7ºA, 7ºB, 9ºA, 9ºB, 10ºA, 10ºB, 10ºC, 10ºD, 10ºE, 10ºF, 10ºH, 10ºJ, 11ºI, 12ºH, 12ºI e 12ºJ, acompanhados pela  professora bibliotecária, Lília Gonçalves (7ºA e B) e por outros docentes: Clara Silva (9ºA, 9ºB e 10ºE), Florbela Pires (10ºA,10ºB,10ºC,10ºD,10ºF), Ana Reis (10ºJ e 12ºH), Margarida Santos (10ºH), Isabel Azevedo (11º I), Mário Teixeira (12ºI) e Eduardo Lopes (12ºJ), deslocaram-se à Casa da Cultura César de Oliveira para assistirem a um Espectáculo Poético.
Esta iniciativa proporcionou aos alunos uma “viagem” por diversos textos da literatura portuguesa excelentemente ditos e dramatizados por actores profissionais. Sem darem por isso, ouviram falar de Luís de Camões, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner, Augusto Gil, António Gedeão, Cesário Verde, António Aleixo, Sebastião da Gama, Alexandre O’Neill, Matilde Rosa Araújo, entre outros, em mais de três dezenas de poemas e duas dezenas de poetas.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de interagir com os actores, compreender conceitos como os de comédia, drama, tragédia e relacioná-los com factos da sociedade actual. Da Poesia à Música, da História à Geografia, da “cultura televisiva” às novas formas de comunicar, como o Facebook, muita informação e formação perpassou, de forma pedagógica e integrada, pelo palco e contagiou os alunos que reagiram de forma extraordinária a todo o espectáculo. Divertiram-se, cooperaram, quando identificavam textos ou passagens conhecidas, riram e aprenderam.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

150 anos de «Amor de Perdição» e «Memórias do Cárcere»

Três personalidades singulares das letras portuguesas: António Gedeão, Eça de Queirós e José Saramago, o primeiro prémio Nobel da literatura portuguesa.