Evocação do Natal

A Biblioteca Escolar Dr. Vasco de Campos deseja a todos um FELIZ NATAL.

          A PALAVRA MAIS BELA

Fui ver ao dicionário de sinónimos

A palavra mais bela e sem igual,

Perfeita como a nave dos Jerónimos…

E o dicionário disse-me Natal.



Pergunto aos poetas que releio:

Gabriela, Régio, Goethe, Poe, Quental,

Lorca, Olegário… E a resposta veio:

E é Christmas… Natividad… Noël… Natal.



Interroguei o firmamento todo!

Cobra, formiga, pássaro, chacal!

O aço em chispa, o “pipe-line”, o lodo!

E a voz das coisas respondeu Natal!



Pedi ao vento e trouxe-me, dispersos,

_ riscos de luz, fragmentos de papel _

Cânticos, sinos, lágrimas e versos:

Um N, um A, um T, um A, um L



Perguntei a mim próprio e fiquei mudo…

Qual a mais bela das palavras, qual?

Para quê perguntar se tudo, tudo,

Diz Natal, diz Natal e diz Natal?!

Adolfo Simões Müller, Moço, Bengala e Cão – Poemas, 1971

Comentários

Mensagens populares deste blogue

150 anos de «Amor de Perdição» e «Memórias do Cárcere»

Três personalidades singulares das letras portuguesas: António Gedeão, Eça de Queirós e José Saramago, o primeiro prémio Nobel da literatura portuguesa.

Concurso ‘Os Campeões da Leitura’